segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Carta pra uma tatinha

Querida tatinha,

Hoje é o seu aniversário e estou muito contente de poder passar esse dia com você. 5 aninhos é uma data bastante especial: sua primeira mãozinha cheia! Primeira de muitas que você ainda vai viver. Nessa primeira mãozinha, os maiores problemas que você enfrentou foram as brigas e disputas com o lipe (nosso sobrinho!), a dificuldade dos primeiros dias na escola, os medos de bruxas, bicho papão e monstros, e o maior deles: a saudade da sua tatona que foi morar longe. Saudade é sentimento de gente grande, que tem consciência do que ele significa e é preciso ter muita alegria no coração para conviver com ele sem que nos sufoque. sentimento de gente grande que você, pequena já sabe como lidar. Parabéns por isso também.

Na próxima mãozinha as coisas vão complicar mais um pouquinho. A escola deixará de ser um lugar só de brincadeiras, as responsabilidades vão aumentando, os sentimentos se modificando... mas você é muito esperta e vai saber lidar com isso também. Mais um parabéns pra você, esse pela sua esperteza.

Pra comemorar essa data, queria te dar um presente que fosse tão especial quanto ela. Pensei, pensei, pensei e decidi te perguntar o que você queria. E pra minha surpresa, você escolheu um livro! Acho que tenho um pouco de culpa nisso. Eu e a minha paciência que me fez ler todas as histórias que vc já quis ouvir. Outro parabéns pra você, dessa vez por sua escolha. Escolhas são muito importantes também, juju. Elas nos constroem, fazem ser quem somos. Sem falar do conhecimento que nos trazem. E o conhecimento é a única coisa que ninguém pode tirar da gente.

Pensando nisso, resolvi te dar uma coisa diferente. Além do livro, comprei uma semente. Isso mesmo: uma sementinha, da sua árvore preferida. Aquela que fica toda rosa quando cresce!. Vamos plantá-la pra que você aprenda o significado de duas coisas muito importantes: a primeira sobre o ‘tempo’, a segunda sobre o ‘cultivar’. posso até imaginar sua carinha amanhã de manhã querendo saber se sua plantinha já nasceu! Você vai ver que o tempo custa muito mais a passar quando a gente tem pressa. E aos poucos vai perceber que cada coisa tem seu tempo e que esse tempo independe da nossa vontade. Espero que também aprenda a respeitar esse tempo que cada coisa precisa. Daí as coisas entram em seu ritmo e nós entramos no ritmo das coisas. Vai cuidar da sua plantinha e aprender que a vida é um eterno cultivar. cultivamos hábitos, sentimentos, amizades e amores. Você vai ver que cultivar dá tanto trabalho que não vale a pena cultivar coisas que não nos fazem bem. Ao ver sua plantinha crescer, você vai ver de quantas muitas existências é feita uma árvore, e espero que aprenda a respeitá-las mais ainda por isso. E a viver uma vida leve, como aquela pluminha que voa pelo ar. E sorrir, e cantar, e desenhar, e pintar, e dançar, e comemorar, e amar pela simples vontade de querer bem.

Te amo,

Tatona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário